Como fazemos

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: DRUPAL_ENV_NAME in include_once() (line 579 of /var/www/html/sites/default/settings.php).

A RNP constrói seu ecossistema de braços dados com as universidades e centros de pesquisa que o compõem. O projeto, a implantação e a operação dessa infraestrutura e serviços para suporte à educação e à pesquisa utilizam o conhecimento e a competência dos pesquisadores e especialistas em computação e sistemas distribuídos brasileiros e de parceiros internacionais. 

Baseado nesse modelo, realizam-se a experimentação de redes e novas aplicações, o teste de arquiteturas para internet, a engenharia para uma nova geração da rede Ipê, a prototipação e a evolução de serviços, um projeto de comunidade temática e a capacitação recursos humanos. De forma especial, 27 instituições sediam os Pontos de Presença (PoP), que estendem e representam a RNP em cada unidade da federação e mantêm, em cooperação estreita, uma operação segura e de qualidade em âmbito nacional e internacional.

Como suporte fundamental para grupos e centros de pesquisa executarem o que se convencionou chamar de e-Ciência, a geração de conhecimento apoiada por recursos distribuídos, essa ciberinfraestrutura para pesquisa oferece recursos de comunicação, armazenamento e computação de alto desempenho. Como suporte à educação e à colaboração a distância  global, todos os campi, independentemente de sua localização, devem possuir acesso com a mesma capacidade e qualidade ao portfólio de serviços avançados. 

Para isso, a RNP promove e desenvolve parcerias públicas e privadas que viabilizam a superação de barreiras de infraestrutura, tecnologia e qualificação. Ao construir soluções junto à comunidade acadêmica, são partilhados os benefícios e promovido o desenvolvimento da educação e da ciência e tecnologia para o benefício dos brasileiros. Para atender esse grande desafio, a organização porcura sempre tornar esse ecossistema abrangente, seguro, simples e eficiente. 

Tudo isso é possível graças a recursos recebidos de seus órgãos financiadores, a saber os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Educação, Saúde e Cultura, firmados em seu Contrato de Gestão e a governança corporativa, composta por esses ministérios, representando o Estado brasileiro, e por universidades, sociedades científicas, usuários e associados, representando a sociedade civil.