IDC

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: DRUPAL_ENV_NAME in include_once() (line 579 of /var/www/html/sites/default/settings.php).

A RNP oferece serviço de colocation para instituições clientes estratégicas, através de uma infraestrutura física para servidores e elementos de rede nas dependências do seu Internet Data Center (IDC). O serviço foi planejado para fornecer um alto nível de infraestrutura e gerenciamento de ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando atender aos seus clientes com garantias de alta disponibilidade, segurança e operação ininterrupta.

Com localização privilegiada em Brasília, o IDC da RNP abriga em suas instalações o Ponto de Presença da RNP no Distrito Federal (PoP-DF) e o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX/PTTMetro de Brasília), trocando tráfego localmente com os principais backbones comerciais e federais do país, o que garante facilidade de acesso aos serviços disponibilizados pelos clientes hospedados no IDC.

Em 2012, o IDC passou por melhorias em sua infraestrutura, que permitiram o aumento da capacidade e da disponibilidade. Foram ainda executadas ações de melhoria da eficiência energética e ampliação da área de hospedagem, que permitiram a liberação de espaço para o atendimento de novas solicitações de adesão ao serviço.

Benefícios

  • Monitoramento da disponibilidade de serviços 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias por ano, com abertura de chamado e acionamento dos responsáveis indicados pelo cliente, segundo escala e acordo de nível de serviço (SLA) estabelecidos;
  • Monitoramento de banda por cliente;
  • Informações detalhadas sobre os serviços e geração de relatórios em tempo real;
  • Contato permanente com equipe especializada do Centro de Operações do IDC da RNP;
  • Estabelecimento de VLANs por cliente;
  • Firewall customizado segundo as necessidades do cliente;
  • Sistema de detecção de intrusos (IDS), verificando tentativas de ataque e possibilitando a tomada de ações corretivas;
  • Auditoria de segurança mensal gerada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP;
  • Disponibilização de uma porta de acesso em equipamento comutador (switch) com possibilidade de velocidade acima de 100 Mb/s;
  • Ponto estratégico do backbone de educação e pesquisa da RNP (rede Ipê), com o encontro dos enlaces interestaduais multigigabits.

Infraestrutura 

O IDC da RNP está localizado em um espaço de 600 m², com climatização, sistemas de segurança e de detecção e combate a incêndio. Possui racks padrão 19”, podendo hospedar equipamentos de clientes, na modalidade de colocation, em espaço de 2U a 44U, dependendo da necessidade, disponibilizando uma porta de acesso (interface em equipamento de comutação) à rede de educação e pesquisa de alta velocidade

  • Energia elétrica: para garantir a segurança das máquinas e a estabilidade dos serviços oferecidos de forma ininterrupta, o espaço dispõe de nobreaks operando em sistema paralelo redundante com 50% da capacidade nominal, além de grupo gerador de 360 KVA com autonomia de 10 horas (1.000 litros), comutado por andar.
  • Refrigeração: o sistema de refrigeração garante climatização ininterrupta com redundância.
  • Controle de temperatura e umidade: a temperatura e a umidade são controladas por sensores, com coleta de medições e monitoramento permanente.
  • Prevenção de incêndio: o sistema de detecção e prevenção a incêndio inclui detectores e extintores de incêndio de ação rápida e direcionada (FM 200 - HFC 227 ea) não destrutivos.
  • Segurança, monitoramento e controle: o IDC da RNP conta com um sistema de segurança que inclui acesso controlado e restrito a pessoal previamente cadastrado e autorizado, circuito fechado de TV e identificação biométrica.
  • Cabeamento certificado: Systmax GigaSPEED XL (categoria 6), possibilitando conexões UTP a até 1 Gb/s.

Como aderir

O serviço de colocation é gratuito, porém está restrito aos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), da Cultura (MinC) e da Saúde, bem como a suas agências e institutos de pesquisa, além de projetos em ciência, tecnologia, educação, inovação e cultura considerados estratégicos pela Diretoria-Geral da RNP.

Instituições com sistemas relevantes nessas áreas, vinculadas aos respectivos ministérios, podem submeter solicitações detalhadas sobre os serviços de interesse para hospedagem, que passarão por um processo de análise e qualificação, conforme detalhamento abaixo:

A RNP fornece espaço, ponto de rede e infraestrutura física, elétrica e lógica, para abrigar os equipamentos dos clientes com segurança e alta disponibilidade, além do monitoramento dos serviços e banda segundo acordo de nível de serviço estabelecido (SLA).

A configuração, a administração e a atualização das aplicações e serviços são de responsabilidade do cliente, assim como o fornecimento de equipamentos de rack, softwares, licenças, notas fiscais, e a aplicação das devidas atualizações de segurança que se fizerem necessárias.

As condições detalhadas para o colocation são expressas no Termo de Referência para colocation estratégico no IDC da RNP.

Instituições clientes