Transmissão de Sinal de TV

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: DRUPAL_ENV_NAME in include_once() (line 579 of /var/www/html/sites/default/settings.php).

Ao longo da rede Ipê, a RNP possui uma infraestrutura de servidores de distribuição de conteúdos digitais específica para serviços avançados de vídeo. Um deles é o de Transmissão de Sinal de TV, que disponibiliza na internet os sinais de emissoras de TV que têm participação ou parceria com a RNP e uma programação relevante à comunidade acadêmica, como Canal Saúde as TVs Universitárias, dentre outras.  

Através dessa infraestrutura de distribuição, chamada de Rede de Vídeo Digital (RVD), as emissoras podem transmitir o conteúdo de sua programação via streaming sem precisar de equipamentos de grande porte, com maior economia de banda e redução do tempo de acesso.

Assim, o serviço diz respeito apenas à transmissão de sinal de uma TV pré-existente. Não se trata, portanto, do fornecimento de uma infraestrutura para a criação de uma programação de TV na internet ou da codificação do sinal de TV para o formato digital.

Como funciona

O serviço é implantado da seguinte forma: um computador conectado à internet codifica o sinal de TV de uma emissora e o distribui via web a partir de Rede de Vídeo Digital (RVD). Os equipamentos servidores que compõem essa rede são chamados de refletores, porque atuam como repetidores do vídeo que está sendo transmitido.

Em 2012, um projeto de atualização de infraestruturas de software possibilitou que o serviço de Transmissão de Sinal de TV ampliasse a quantidade dos servidores locais e, consequentemente, a capacidade de acessos simultâneos oriundos no backbone da RNP ou fora deste. O mesmo trabalho trouxe também a incorporação de novos recursos de segurança, que permitem maior controle sobre o conteúdo trafegado.

Como aderir

O processo de adesão é feito mediante o estabelecimento de uma parceria entre a instituição à qual a emissora está vinculada e a RNP, através de assinatura de um Termo de Cooperação. O documento formaliza as responsabilidades e o escopo de atuação de cada uma das partes.

Além do aspecto administrativo, é necessário que a instituição cliente disponibilize uma infraestrutura de captação e transmissão de streaming por ela administrada e operada e que, normalmente, requer disponibilização dos seguintes itens:

  • Um computador conectado à internet com endereço IP fixo e com um software capaz de realizar a codificação e a transmissão do sinal digital da TV;
  • Uma conexão à internet com banda de upload suficiente para suportar a transmissão de vídeo;
  • Liberação da porta que está sendo utilizada para a transmissão do streaming, no firewall local.

Para solicitar a adesão ao serviço, a instituição deverá estar de acordo com a sua Política de Uso e entrar em contato com o Service Desk da RNP pelo e-mail sd@rnp.br ou pelo telefone (61) 3243-4330.

Canais disponíveis

TV UFMATV UNB   Canal Saúde   TVU   UFOP TV   TV UFBA      TV UFPR   TV UFRR   TV Unicamp    TV UFPETV UFES