Transmissão de Vídeo ao Vivo

Menssagem de erro

Notice: Undefined index: DRUPAL_ENV_NAME in include_once() (line 579 of /var/www/html/sites/default/settings.php).

É um serviço avançado que usufrui da Rede de Vídeo Digital (RVD) da RNP, infraestrutura de servidores ao longo de todo o território nacional para a distribuição de conteúdos audiovisuais. Através dele, é possível transmitir eventos em tempo real e alta qualidade.

Assim, as instituições clientes que desejam transmitir ao vivo um evento realizado em sua organização não precisam ter um servidor robusto ou uma grande capacidade de banda, para atender aos inúmeros acessos simultâneos de usuários e espectadores. A otimização é realizada através de uma conexão desse servidor local com a Rede de Vídeo Digital (RVD), conforme a demanda de acesso dos usuários.

Como funciona

O serviço transmite eventos em tempo real, não se tratando, portanto, da gravação para posterior divulgação ou do fornecimento da infraestrutura necessária para captação e codificação de áudio e de vídeo no local, que é de responsabilidade do cliente.

Seu funcionamento dá-se a partir de um computador do cliente conectado à internet, que codifica as imagens no local do evento. Em seguida, o vídeo é capturado e distribuído pela rede, através da infraestrutura de distribuição chamada de Rede de Vídeo Digital (RVD). Os equipamentos servidores que compõem a rede são chamados de refletores, porque atuam como repetidores do vídeo que está sendo transmitido, garantindo que os espectadores acessem a transmissão mais rapidamente e o cliente (organizador do evento) economize recursos.

Em 2012, um projeto de atualização de infraestruturas de software possibilitou que o serviço ampliasse a quantidade dos servidores locais e, consequentemente, a capacidade de acessos simultâneos oriundos do backbone da RNP ou de fora deste. O mesmo projeto trouxe também a incorporação de novos recursos de segurança, que permitem maior controle sobre o conteúdo trafegado.

Como aderir

Todas as instituições clientes da RNP podem aderir ao serviço rapidamente, por intermédio de um técnico que será o responsável pela infraestrutura local necessária, a saber:

  • Um computador conectado à internet com endereço IP fixo e com um software capaz de realizar essa codificação;
  • Uma fonte de vídeo, diretamente ligada ao computador ou a um dispositivo de captura;
  • Uma conexão à internet com banda de upload suficiente para suportar a transmissão do vídeo;
  • Liberação da porta que está sendo utilizada para a transmissão do streaming, no firewall local.

A instituição cliente da RNP deverá estar de acordo com a Política de Uso do serviço e conhecer o Guia do Usuário, a fim de solicitar o agendamento, com os dados necessários da transmissão, para o Service Desk da RNP pelo e-mail sd@rnp.br ou pelo telefone (61) 3243-4330.

Curiosidades sobre o serviço

A RNP iniciou a transmissão de eventos em tempo real em 2001, em caráter experimental. No ano seguinte, foi utilizada, pela primeira vez, a tecnologia multicast para transmitir um curso do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, para vários estados brasileiros. O serviço de Transmissão de Vídeo ao Vivo passou a ser oferecido oficialmente pela organização a partir de 2003, baseado em uma rede de refletores de vídeo digital que implementam o multicast na camada de aplicação.

Desde então, o serviço tem atendido a demandas de várias instituições usuárias para transmissão de seminários, palestras, cursos e até missões espaciais. A pedido da Agência Espacial Brasileira (AEB), a RNP transmitiu, em 2006, as imagens da missão do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.