Trabalhe conosco

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma organização que investe fortemente em inovação tecnológica. Trabalhar na RNP é uma oportunidade única de estar em contato com um ambiente de pesquisa e desenvolvimento cada vez mais importante no mundo: o de redes de computadores.

Se o seu perfil se encaixa nos requisitos das oportunidades de emprego disponíveis e se você deseja trabalhar na RNP, candidate-se no final do perfil da respectiva vaga.

Vagas

Analista de Engenharia de Redes Sênior

Missão do Cargo:

  • Desenvolver projetos de redes, com foco na manutenção e evolução da infraestrutura da iniciativa conhecida como AmLight, além de prover suporte para aplicações de rede avançadas.

Formação:

  • Graduação em área tecnológica, de ciências exatas ou áreas afins.

Experiência e conhecimentos necessários:

  • Domínio completo do Inglês e noções de Espanhol;
  • Capacidade de organizar discussões técnicas e de interagir com equipes remotas completamente em Inglês;
  • Bons conhecimentos acerca de princípios, práticas, métodos e técnicas usadas em projetos de rede, implementação, administração e documentação;
  • Forte experiência acerca do funcionamento multiplexadores ópticos, switches Ethernet e roteadores;
  • Conhecimentos extensos de Juniper JunOS;
  • Fortes habilidades na resolução de problemas de rede complexos (troubleshooting), envolvendo equipamentos de diferentes fabricantes, em redes WAN e LAN;
  • Cinco anos de experiência profissional na área de redes de computadores, com ênfase em ambientes WAN, trabalhando com circuitos de dados e, no mínimo, com os seguintes protocolos: VLAN, IPV4, IPv6, BGP, OSPFv2, OSPFv3, SNMP e sFlow/Netflow;
  • Habilidade para se comunicar com gerentes, cientistas e usuários de forma amigável, assim como engenheiro de redes e vendedores, usando linguagem técnica;
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais;
  • Capacidade de redigir corretamente e com clareza relatórios, propostas, projetos e documentações técnicas em Português e em Inglês;
  • Certificação Juniper JNCIA;
  • Forte experiência no uso do sistema operacional Linux, em especial no uso de ferramentas para diagnóstico de problemas de redes e atividades de gerenciamento de redes, como Nagios, Cacti e/ou Zabbix;
  • Conhecimentos de programação Linux/Unix Bash;
  • Conhecimentos de Brocade NetIron;
  • Conhecimentos de programação Python.

Conhecimentos/certificações desejáveis:

  • Pós-graduação na área de redes de computadores ou em telecomunicações;
  • Conhecimento das boas práticas adotadas na área de gerência de projetos;
  • Conhecimentos técnicos e experiência em trabalhar com protocolos SDH/SONET e com serviços Ethernet em cima destes protocolos;
  • Certificação Juniper JNCP ou JNCIE;
  • Conhecimentos de redes SDN (Software Defined Networks);
  • Experiência prévia com ambiente de trabalho colaborativo.

Atividades:

  • Trabalhar com o time de engenharia da AMPATH e os parceiros da AmLight para desenhar, documentar, implementar e gerenciar projetos e atividades que visam a oferta de conectividade e serviços de rede de alta qualidade;
  • Configurar, instalar e gerenciar elementos de rede de diversas tecnologias, garantindo a oferta de conexões de rede e de serviços seguros e com alto índice de disponibilidade;
  • Trabalhar com fornecedores e provedores de serviço para contratar, implementar e manter enlaces de dados e serviços de redes;
  • Executar configurações em switches Ethernet e roteadores, desde configurações simples de camada 2 até a implementação de complexas políticas de peering BGP e lidar com grandes tabelas de roteamento, incluindo para protocolo IPv6 e multicast;
  • Coordenar projetos e atividades com provedores de acesso (upstream/downstream providers) do ponto de troca de tráfego, redes remotas, outros pontos de troca de tráfego e instalações de interesse da comunidade usuária do AmLight;
  • Fazer uso de ferramentas de monitoramento de rede para:
  • Monitorar elementos de rede e servidores;
  • Medir o volume do tráfego de redes para identificar e corrigir questões de utilização e de desempenho;
  • Checar os registros (logs) de dispositivos de rede e servidores com a finalidade de detectar erros, falhas, questões de segurança ou quaisquer outros problemas que possam impactar na operação da AmLight e dos seus membros.
  • Acompanhar as demandas de aplicações avançadas dos parceiros da AmLight, interagindo com os times de engenharia para o mapeamento das necessidades e qualquer implementação necessária no âmbito dessa iniciativa para o seu correto funcionamento.

Competências da Trajetória:

  • Adaptação à mudança;
  • Aprendizagem e gestão do conhecimento;
  • Trabalho em equipe e gestão de conflito;
  • Atuação integrada;
  • Orientação para resultados;
  • Foco no cliente;
  • Aprimoramento de processos;
  • Resolução de problemas.

Comportamentos e habilidades:

  • Facilidade de comunicação oral, escrita e interpessoal;
  • Capacidade de análise, decisão e resolução de problemas;
  • Flexibilidade e senso de responsabilidade;
  • Capacidade de planejamento e de acompanhamento de projetos e processos;
  • Capacidade de trabalhar em equipe com responsabilidade, dedicação e iniciativa;
  • Disciplina e senso de organização;
  • Capacidade de escrita de documentos técnicos em português e em inglês.

Forma de trabalho:

  • Dada a natureza do trabalho a ser executado, admite-se a possibilidade de execução das atividades em regime de trabalho remoto em período integral, após seis primeiros meses de trabalho local;
  • Durante os seis primeiros meses  em regime de trabalho local, o ocupante do cargo será acompanhado pelo seu gestor imediato visando identificar a sua competência e responsabilidade para trabalhar de forma remota em regime integral;
  • Caso seja aprovado o regime de trabalho remoto em período integral, está prevista a realização de reuniões presenciais a cada bimestre entre o ocupante do cargo e o seu gestor imediato.

Forma de contratação: CLT.

Local de trabalho: Campinas-SP ou Rio de Janeiro-RJ.

Início: Imediato.

Candidate-se por aqui!

Analista de Sistemas Pleno - Desenvolvimento

Missão do cargo:

  • Analisar, especificar, desenvolver e manter sistemas de software corporativos, de acordo com metodologias e técnicas de mercado, visando atender aos objetivos de escopo, qualidade e prazos.

Formação:

  • Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação ou áreas relacionadas.

Experiência e conhecimentos necessários:

  • Desenvolvimento de sistemas Web full stack utilizando frameworks de mercado, linguagens como Java, PHP e HTML5 e JavaScript e arquitetura orientada a serviços (SOA);
  • Desenvolvimento de sistemas com uso de banco de dados relacionais;
  • Conhecimento em arquitetura de software e padrões de desenvolvimento;
  • Conhecimentos em levantamento de requisitos de software;
  • Experiência na elaboração de documentação técnica e funcional relacionada ao desenvolvimento de softwares;
  • Conhecimento sobre versionamento e experiência com ferramentas de controle de versão, preferencialmente GIT;
  • Experiência com máquinas virtuais e ambiente Linux / Unix (administração em nível de desenvolvedor);
  • Experiência com documentação de sistemas (técnica e de usuários) e ferramentas de auditoria e qualidade de código;
  • Domínio de UML e orientação a objetos (entender, especificar e validar).
  • Inglês para leitura.

Conhecimentos desejáveis:

  • Noções de aplicação e uso de frameworks JavaScript como Vue ou React;
  • Noções das boas práticas de gestão e acompanhamento de projetos e desenvolvimento de sistemas (PMBOK, KanBan e SCRUM).
  • Experiência em ambientes de Integração Contínua e automação de deploy (preferencialmente JEKINS e MAVEN);
  • Sólidos conhecimentos em banco de dados, experiência na construção de procedures complexas e modelagem de banco de dados;
  • Vivência na realização de testes, preferencialmente com desenvolvimento guiado por teste (TDD - Test Driven Development);
  • Experiência UX (User Experience) ou UI (User Interface).

Atividades:

  • Especificação, implementação, manutenção e evolução de sistemas Web;
  • Levantar requisitos nas áreas de negócio;
  • Testes e homologação das entregas;
  • Elaboração de documentações técnicas;
  • Reporte periódico sobre o andamento dos projetos, para a coordenação;
  • Aprendizado contínuo.

Competências da Trajetória - Suporte Tecnológico:

  • Adaptação à Mudança
  • Aprendizagem e Gestão do Conhecimento
  • Trabalho em equipe e Gestão de Conflito
  • Aprimoramento de Processos
  • Promoção da Atuação Integrada
  • Orientação para Resultados
  • Foco no Cliente
  • Resolução de Problemas.

Comportamentos e habilidades:

  • Capacidade de redigir corretamente e com clareza relatórios, propostas, termos de referência e documentações de projetos;
  • Bom relacionamento interpessoal e experiência com trabalho em grupo;
  • Apresentar fluência em comunicação oral e escrita;
  • Criatividade e inovação;
  • Capacidade de resolver problemas;
  • Organização e gestão do tempo;
  • Capacidade de aprender rapidamente.

Forma de contratação: CLT por prazo determinado.

Local de trabalho: Brasília.

Início: Imediato.

Candidate-se por aqui!